Partilhe esta Página



Total de visitas: 4013
Origem dos Dias da Semana
Origem dos Dias da Semana

 A Origem dos Dias das Semanas

(Ricardo Capiberibe)

Algum dia você já parou para pensar: por que todos os dias da semana, com a exceção de sábado e domingo,  levam “feira” no nome? E menos intrigante, talvez, por que sete dias na semana? Para responder isto precisamos voltar alguns milênios no passado em uma terra muito distante chamada Mesopotâmia.

Os mesopotâmios, assim como os gregos e os romanos, acreditavam que as estrelas ditavam o destino dos homens. Para eles, sete astros seriam personificações de seus deuses: O Sol, a Lua e cinco "estrelas" que vagam pelo céu à noite, pulando de constelação em constelação, batizados de planetas, conhecidos atualmente como: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Os sacerdotes estabeleceram que cada hora de um dia era regido por um astro, começando pelo Sol. Portanto, a primeira hora do primeiro dia seria regida pelo Sol, enquanto a segunda hora seria de responsabilidade de Vênus, seguido por Mercúrio, Lua, Saturno, Júpiter e Marte respectivamente.

A oitava hora seria novamente regida pelo Sol, reiniciando o ciclo. Repetindo esse ciclo concluímos que a última hora do primeiro dia é de responsabilidade de Mercúrio, assim, o seu sucessor, a Lua, ficaria responsável pela primeira hora do segundo dia.

https://www.oocities.org/viviancolonese/images/t_estr_regano.jpg

 

Os mesopotâmios perceberam que somente após sete dias, o Sol voltaria a ocupar a primeira hora do dia, daí a semana ter sete dias, sendo que cada dia seria batizado com nome do astro regente. Esse modelo fez tanto sucesso que seria adotado inclusive pelos romanos.

Assim, os dias da semana se tornariam: Dies Solis, Dies Lunae, Dies Marti, Dies Mercurii, Dies Iovis, Dies Veneris, Dies Saturnis. Com a queda do Império Romano e ascensão do Império Sacro Cristão, foi instituída uma festividade chamada de “feria”,  que seria voltado ao descanso e à festa.

Alguns mercadores viram nesse dia uma oportunidade de lucrar, então, estes iam para o centro das festividades e as cercavam de barracas, esse movimento daria origem as feiras (uma variação da palavra feria).

Dada a repercussão do evento, o imperador Constantino, no século III d.C, resolveu santificar os dias da semana os batizando como: Prima Feria, Secunda Feria, Tertia Feria, Quarta Feria, Quinta Feria, Sexta Feria, Séptima Feria. Um século depois a Igreja resolveu realizar uma pequena modificação: trocar a Prima Feria por Dominicus Dies (Dia do Senhor) e a Séptima Feria por Sabattu (Sabbah), uma vez que muitos cristãos preservavam as tradições judaicas.

Com o declínio da Igreja, os países de origem latina passaram adotar a convenção mesopotâmica, a exceção do Domingo e do Sábado. No entanto, há exceção: Portugal e suas colônias mantiveram a convenção cristã.

 

Voltar para o Cardápio                                                                                                           Voltar ao Expresso